domingo, 15 de março de 2015

CEARÁ


Ceará de 


Praça da Estação


Praça Castro Carreira, a Praça da Estação (Foto de 1909)

É curioso, mas poucos sabem que a segunda e definitiva estação foi construída no local do antigo cemitério de São Casimiro, com mão de obra dos retirantes da seca de 1877. Foi inaugurada em 9 de julho de 1880, no Reinado de Dom Pedro II. Ainda Hoje, quem antra no hall do prédio da estação, logo após a escadaria, do lado direito, e olha para cima, verá em letras antigas os dizeres: “Reinado de Dom Pedro II”. (Fonte: Blog Ceará Nobre)



Comissão Central Organizadora do 
XV Congresso Cearense de Jornalistas do Interior no Ico 2015




Como é bom e gratificante abrir uma Estante e simplesmente cerrar os olhos, pegar aleatoriamente qualquer livro para ler, e ao desvendá-los nos depararmos com obras cujo conteúdo nos eleva a alma, graças ao seu alto nível  literário!  Refiro-me a Coluna Estante que se propõe a indicar-lhes livros de Escritores, principalmente obras de Escritores Cearenses, com o objetivo de torná-los conhecidos e enaltecê-los reconhecendo seus nobres trabalhos que abrangem diversos gêneros  literários e se entregam ao desafio de  ampliar nosso Cabedal de Conhecimentos contribuindo assim, para engrandecer a nossa cultura.
Por ocasião de um almoço realizado no Clube Náutico, numa Confraternização Natalina organizada pela AJEB-Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, a qual frequento, fui agraciada num sorteio e para minha alegria, escolhi entre os presentes sobre a mesa, o livro dessa grande mulher, a quem faço venhas pela sua simplicidade e capacidade de superar e enfrentar a vida com uma maestria e Fé digna de aplausos. Escritora e Musicista Haydée Campelo é exemplo de vida e superação.
 A Ilustre Escritora Francinete de Azevedo, natural de Fortaleza-CE, com graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará, nos presenteia com mais uma de suas obras, desta vez com a biográfica intitulada “VIDA E MISSÃO DE HAYDÉE CAMPELO” A devota de Frei Galvão.


Francinete de Azevedo é autora dos livros:
Ciranda de Emoções (em parceria com Ezequiel P. Sousa);
Histórias da Tia Nete (Volume I e II – contos infantis);
No Reino dos Verdes Mares (infantil);
Para quem ama – (Poemas);
O Amor em Produção Poética de Júlia Galeno ( Ensaio);
A Fada Pérola (conto infantil).
È participante de Antologias e Coletâneas.

Pertence a Entidades Literárias como:
Ala Feminina da Casa Juvenal Galeno;
Academia de letras do Município do estado do Ceará- ALMECE
Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB- Coordenadoria do Ceará;
União Brasileira de Trovadores- Secção de Fortaleza;
Academia  Feminina de Letras do Ceará – AFELCE;

Academia Cearense de Retórica.




Eliane Arruda a Presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno, Eliane Arruda ladeada por Antônio Galeno, Diretor da Casa de Juvenal Galeno e Presidente de Honra da ALJUG, e seu filho, à esquerda, Haroldo Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário