domingo, 15 de março de 2015

RIO GRANDE DO NORTE



LI E GOSTEI:

SECREÇÕES, EXCREÇÕES E DESATINOS (2001)
de RUBEM FONSECA
(Companhia das Letras, 141 págs.)




Mais um livro de contos sensacional do mineiro Fonseca. É uma coletânea de 14 narrativas curtas unificadas pelo tema exposto no título. Os contos ressaltam a faceta mais anatomista do autor, que continua em seu estilo sucinto, direto e elíptico, misturando o erudito e o chulo, recheiando histórias escatológicas com referências literárias e do mundo da arte.

O conteúdo é ousado, sempre achei que a marca de um grande escritor é sua capacidade de pegar temas espinhudos e transformar em arte, em uma linguagem tão natural que até assusta quando recordamos do que realmente se trata a narrativa. Nabokov fez isso com a pedofilia em Lolita, e Fonseca faz isso nesse livro com a escatologia.

Uma coletânea muito bem organizada, coesa e desafiadora para o leitor. Meus contos favoritos foram, o “Agora Você (ou José e seus irmãos)”, “Mulheres e Homens Apaixonados” e “O Corcunda e a Vênus de Botticelli”. Recomendo.


Nota: **** (muito bom)


(05)

meu coração é selvagem
do meu chão brotam lírios
minha boca plumagem de colibris

minha pele animal felino
meu sangue árabe
minha poesia arrebatada

ave, gullar! ave, wally!

coleciono juventudes desperdiçadas
cacos de sensações

troco desânimo pulsando em vida
por força visionária para continuar
e continuar cícero
e continuar cecim
e continuar hilst

troco amor por amor
com quem me ajuda a semear jasmins
joão cabral e sabiás

troco o impulso de me jogar pela janela
por versos de leminski com vistas para o mar

(do livro “Suave é o Coração Enamorado”, 2006)


ANTONIO NAHUD

Jornalista de formação, atuou como corresponde cultural na Europa. O primeiro livro deste escritor viajante surgiu em 1993, “O Aprendiz do Amor”. Em Portugal, publicou “Retratos em Preto & Branco – Contos Góticos de Madri” (1996), “Ficar Aqui Sem Ser Ouvido por Ninguém” (1998), “Caprichos” (1998) e, mais recentemente, “Se Um Viajante Numa Espanha de Lorca” (2005). Ano passado recebeu o Troféu Cultura RN de Melhor Livro do Ano por “Pequenas Histórias do Delírio Peculiar Humano”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário