domingo, 15 de março de 2015

PARAÍBA




Recentemente Flor do Gol (Escrituras, 2014) do poeta Sérgio de Castro Pinto foi eleito através de uma enquete do Jornal da Paraíba o mais importante livro publicado no estado da Paraíba neste início do século XXI. Os votantes foram diversos escritores, críticos literários e jornalistas culturais do estado. Resultado mais do que justo e merecido, pois Sérgio de Castro Pinto é o poeta paraibano vivo mais representativo na atualidade. O livro, lançado no contexto do ano da Copa do Mundo no Brasil, é constituído por três capítulos.  No primeiro que dá nome ao livro, há poemas sobre alguns nomes marcantes da história do futebol brasileiro, como Didi, Garrincha, Jairzinho. É o ponto alto da obra. No capítulo dois, A Minha fala dos bichos, o poeta paraibano dá continuidade as suas brincadeiras de linguagens, aludindo mais uma vez a poeticidade dos animais, a maneira do seu Zoo Imaginário (2005). No terceiro e último, chamado Bricabarque, o poeta tematiza de tudo, sempre com a mesma qualidade estética. Natural de João Pessoa (1947), além de poeta, é jornalista e professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 




A BÍBLIA

                      Jairo Cézar

No jardim claro da desesperança
Os livros são lírios mui perfumados,
E que evocam na volúpia da dança
Ensangüentados Messias alados.

Vem já buscar nesta hora que avança
Os torpores que por mim te são dados.
E o herói que lá no Limbo descansa
Desfruta virgens de hímens dourados.

Há galerias de Reis e princesas,
Há esplendores, ruína e segredos,
Onde o Diabo é o pai das pobrezas

E meio irmão de um Jesus já vencido,
Que de sua cruz sentencia os degredos

De todo um povo emboto e perdido.


Perfil

Jairo Cézar nasceu em João Pessoa, em 21 de março de 1977, mas radicou-se em Sapé. Formou-se em Letras, na UFPB. Publicou Escritos no Ônibus(Prêmio Novos Escritos(2010), foi um dos vencedores do IV Prêmio Canon de Poesia(2011), um dos selecionados do Prêmio Contos Mínimos S/A 2013 e obteve, ao lado do Grupo Muladhara de Teatro, em 2014, o 3º lugar no Festival Poesia Encenada do Sesc-PB.


Nome: Jairo Cézar Soares de Souza Pseudônimo: Augusto dos Anjos Idade: 37 Cidade:Sapé Estado: Paraíba Fone: 83- 8895-2705 E-mail: jairocezarsoares@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário