segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PERNAMBUCO

Árvore de Natal do Recife - PE


(Foto: Katherine Coutinho - G1)

Famílias inteiras foram até o Cais da Alfândega, no bairro do Recife, para conferir o acender oficial das luzes de Natal da capital pernambucana neste sábado (7). O público pode conferir um show de fogos de quase dez minutos, seguido do show da Banda Sinfônica da cidade junto à árvore, de 22,5 metros.
O músico Maurício Neto e a esposa, Taciana Queiroz, aproveitaram para levar o neto Vinícius, de três anos, para ver o espetáculo. "Ele se assustou um pouco com os fogos, mas faz parte. Gostamos muito da decoração", conta Maurício. "A árvore é bonita, foi Papai Noel quem fez", diz o pequeno, já recuperado do susto com os fogos.

Elementos da cultura e paisagem local foram incorporados à decoração deste ano, que tem como tema "A Natureza ilumina o Recife". A árvore de Natal e as pontes do Bairro do Recife contam com figuras de pássaros e flores brilhando às margens do Rio Capibaribe, todas em luzes de LED.

RECIFE DE ANTIGAMENTE

Bondes na Ponte da Boa Vista

"A paisagem é bucólica, emociona, é pura poesia." (Wilton Carvalho)

O primeiro bonde a funcionar no Recife era a vapor e a primeira linha foi do Porto para Apipucos em 1867 e neste mesmo ano se estendeu a Dois Irmãos. 

Em 1870 já atendia a linha de Caxangá, Beberibe e Olinda. Um ano depois, em 1871, um ramal começou a funcionar também para Casa Amarela(Arraial). Surgiu, ainda no ano de 1871, o bonde puxado a burro. Só no início do século XX, as linhas dos bondes foram eletrificadas. A ponte da Boa Vista era a principal rota de quem saía do bairro de Santo Antônio para o bairro da Boa Vista.(Fonte: Novo Milênio, Carlos Mendes).


(Foto: Acervo de Wilton carvalho)

Wilton Carvalho, administrador da página 

Recife de Antigamente: www.facebook.com/recantigo

***

Confraternização do Cultura Nordestina Letras e Artes

“Grande momento de confraternização entre os escritores e poetas frequentadores do ponto de encontro da Novoestilo Edições do Autor. Sou grata aos que vieram prestigiar o encontro numa demonstração de carinho, consideração, apreço e reconhecimento pelo nosso trabalho. Beijo no coração de todos!” Disse: Salete do Rego Barros. Em 17 de dezembro.


(Salete do Rego barros, Rosa Bezerra, Esposa de Cícero Lins, Cícero Lins, Taciana Valença - Foto: Salete do Rego Barros)


(Toby o mascote da literatura pernambucana - Foto: Taciana Valença)


(Zélia Monte, Bernadete Bruto e Tarciana Valença - Foto: Taciana Valenças)


(Eugenia, o editor do blog e Ana Isabel - Foto: taciana Valença)

Mais Cultura Nordestina Letras e Artes:

Chá da tarde para comemorar o aniversário de Raimundo Carrero na Cultura Nordestina Letras & Artes, na sexta-feira dia 20 de dezembro.


(André de Sena, Jacques Rebeboim, Marilena, Raimundo Carrero e Salete do Rego Barros - Foto: Salete do Rego Barros)


HORA DE POESIA

Tristeza minha. Alegria tua
Ivan Cadima

Eu quero as penas do mais triste dos fados.
Quero que o mais melancólico dos fados tenha pena do meu fardo.

Que sigas tua vida com a alegria das alegorias da sambista.
Que eu arraste meus dias com a tensão de um equilibrista.

Que teu coração bata dançando em alegria.
Que meu sangue desfile em agonia.

Que teus amores te façam feliz
Que meus olhos te vejam na meretriz

Que tua boca encontre línguas apaixonadas
Que meu paladar desfrute de lágrimas salgadas

Que teu corpo se desnude a lindos amantes
Que minha alma se prenda a novos barbantes

Que tua fome de tesão repouse em mesa farta
Que meus simples desejos alimentem-se de sopa rala

Que teu gozo, que tanto nos enlouqueceu, encontre porto seguro
Que meu êxtase, que tanto te prendeu, se contente com a vizinha em apuro.

Que tua alegria festeje cada sorriso, cada brilho de encantamento.
Que eu seja forte para alimentar-me de tristeza e sofrimento.

Que sigas tua vida e seja feliz,
Quanto a mim, não se preocupe, meu sobrenome é infeliz.



(Foto: Ivan Cadima)

Apresentação fantástica com o Grupo Boi D’Loucos, muito Coco de Roda, Poesia e teatro popular. Nos palcos do Recife Boi Louco Ciclo Natalino.


(Foto: Carlos Amorim)


(Foto: Carlos Amorim)


(Foto: Carlos Amorim)

HORA DE PASSEIO

Serra Negra (Bezerros - PE)

“É o Natal na serra mais charmosa de Pernambuco”


Este é um povoado localizado a 10 Km do centro de Bezerros em PE e 103 Km do Recife. Com mais ou menos 900 m de altitude e uma paisagem belíssima, o lugar encanta a todos que o visitam, seu clima agradável atrai visitantes de vários lugares. Além disso a Serra Negra é muito procurada pelos amantes de caminhadas, trilhas e esportes de aventura.

A Serra Negra faz parte do maciço da Borborema, possuindo terra fértil, o que determina uma agricultura diversificada, do café – que já fez época -, até às de subsistência, como mandioca, tomate, frutas diversas, flores, e sendo o maior produtor de mel de abelha do estado, de internacional prestígio.

MAIOR, Ronaldo J. Souto. Bezerros Seus Fatos e Sua Gente. Recife: Ed. Do Autor, 2005.

(Foto: Rui Xavier)


(Foto: Rui Xavier)


(Foto: Rui Xavier)


(Foto: Rui Xavier)

Hortênsias da Serra!!!


(Foto: Rui Xavier)

Serra Negra é um dos melhores passeios que se pode fazer em Pernambuco. Vale a pena conferir.

***
Porto de Galinhas, uma das praias mais bonitas de nosso nordeste, como sempre digo, não para. O belo cenário da vila a beira mar, é charmoso e acolhedor. Um dos responsáveis por essa beleza é o artista Carcará, com suas galinhas faz o que parece ser impossível, deixar o lugar mais bonito ainda. Vale conferir a exposição “Mitos do Mundo”, é pra nunca mais esquecer!!! Abaixo Monalisa.


(Foto: Eduardo Côrtes)

Após sua partida em 2011, o álbum “Back to Black” tornou-se o mais vendido no Reino Unido no século XXI. O artista plástico Carcará homenageia Amy Winehouse com a peça de raiz de coqueiro dentro da exposição “Mitos do Mundo”, nos jardins do calçadão de Porto de Galinhas. Concepção inicial de Kiki Zonari e Vitória Grotkowski, realização com apoio da Pousada de Charme e Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria de Turismo e Cultura. Imperdível.


(Foto: Eduardo Côrtes)

Chegou a Porto de Galinhas o cantor Elvis Presley e foi logo se encontrar com Gilberto Carcará que o levou para se apresentar nos jardins do calçadão da Rua Esperança. Uma multidão se aglomerou para ouvi-lo dentro da programação de "Mitos do Mundo" promovida pelo conhecido artista das galinhas.


(Foto: Eduardo Côrtes)

Frida Kahlo está sendo homenageada pelo artista Carcará na expô "Mitos do Mundo" e pode ser vista num dos jardins do calçadão de Porto de Galinhas. Parabéns a Carcará e Setuc Ipojuca (Rui Xavier) e esposa Vitoria Grotkowski pela iniciativa. Imperdível.


(Carcará e Frida Kahlo - Foto: Eduardo Côrtes)

Fica aqui então uma sugestão para o talentoso Carcará. Um homenagem a nossa musa Nara Leão com franja e violão. É isso aí.

***

Aconteceu no sábado, 14 de dezembro,  a partir das 09h30 no Beco da Estudantil uma apresentação com a Orquestra Sinfônica de Caruaru, composta por crianças e jovens do Monte Bom Jesus. Foi um espetáculo diferente de uma apresentação musical sem igual. Tudo isso contou com o apoio da Livraria Estudantil.


(foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário