segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ALAGOAS



UM DESABAFO!!!


MINHA INDIGNAÇÃO CONTRA A BURRICE QUE SE COMETE COM NOSSA CIDADE ALEGRE, FESTEIRA, CARNAVALESCA.

OS COVEIROS DO CARNAVAL DE MACEIÓ COMETEM UMA CRUEL OFENSA E BURRICE CONTRA O POVO. ACABANDO COM O CARNAVAL DAS RUAS DA CIDADE, NÃO ME CONFORMO

MACEIÓ SEM CARNAVAL, ESTÃO QUERENDO ACABAR UMA TRADIÇÃO, A MAIOR MANIFESTAÇÃO CULTURAL DE UM POVO POR CONTA DE DESPREZO À CULTURA, DESPREZO AO POVO E UMA FAJUTA IDEIA QUE O TURISTA VEM PARA MACEIÓ PORQUE NÃO TEM CARNAVAL, TURISTA VEM COM O SEM CARNAVAL, MACEIÓ É BELA.

NÃO ME CONFORMO EM TRANSFORMAR MINHA CIDADE EM UM SANATÓRIO DURANTE O CARNAVAL. A ELITE VAI BRINCAR NO RIO, SALVADOR, RECIFE, VENEZA, BARRA DE SÃO MIGUEL, PARIPUEIRA. PELO CÁLCULO DE UM ECONOMISTA SÃO 200 MIL PESSOAS QUE SAEM DE MACEIÓ DURANTE O CARNAVAL, SE CADA UMA GASTAR R$ 200,00, SÃO R$ 40 MILHÕES QUE DEIXA DE CIRCULAR EM MACEIÓ NOS 4 DIAS DE MOMO. E A ALEGRIA FUGAZ DO POVÃO QUE SE CHAMA CARNAVAL? É CRUEL. E UMA TREMENDA BURRICE NÃO ORGANIZAR UM CARNAVAL!


CARLITO LIMA



Uma escritora que se realiza com seus livros

Por Cássio Cavalcante

Desde que se entende por gente as letras são as suas companheiras, médica e escritora Carla Pachêco conseguiu a alquimia de transformar perfumes em literatura.

Quando surgiu em você a Carla escritora?

Sempre gostei de escrever. Quando criança era fácil me achar de lápis e papel na mão desenhando e minha mãe gostava de colecionar meus desenhos – ainda guardo alguns comigo até hoje. Fui alfabetizada bem cedo e lembro que aos 7 anos de idade fiz minha primeira historinha, montei como um livrinho, criei uma capa, grampeei e dei pra minha mãe de presente. Na escola, minhas redações eram sempre comentadas e se o trabalho envolvia produção de texto, essa era a minha parte. Já adolescente comecei a escrever crônicas, pequenas poesias, enfim, apesar de começar a dizer que queria ser médica aos 3 anos de idade e ter me tornado uma, acho que a escritora sempre esteve lá, a intimidade, esse meu sentimento pela escrita foi tomando proporções cada vez maiores até que não consegui mais ficar no platônico.



Em algum momento as paralelas de médica e escritora se encontram?

Sim. De alguma forma no que eu escrevo está e estará sempre lá. Logo que o primeiro livro da série Perfume de Hotel entrou para o forno eu criei a fanpage para começar a divulgar a série e, nesse mundo tão novo pra mim descobri o universo dos Blogs Literários. De um desafio feito por um amigo jornalista que, após ter visto a boneca do meu livro, ao encontrar-se comigo de plantão no hospital, disse que eu deveria pensar em escrever também sobre minha vivência nesses anos todos atuando como médica numa área tão impactante, tão rica em experiências, e ainda tão obscura para muitos como é a Terapia Intensiva (especialidade que cuida dos pacientes críticos internos em Unidades de Terapia Intensiva – UTI), e me lançou quatro temas para eu escolher um deles e publicar uma crônica. No dia seguinte, era a última sexta-feira do mês de novembro de 2013, postei na fanpage a crônica entitulada “A última lágrima” e, desde então, não parei mais. Um dos Blogs Literários parceiros, o Blog Relíquias, me cedeu um espaço fixo no blog onde, desde a sexta que se seguiu, publico crônicas semanalmente.

A última lágrima

A última lágrima... gota... pingo... e porque não, suspiro...
É preciso sorrir, chorar, pular, se descabelar, ganhar, perder, amar... agora.
Por mais que se queira, nunca conseguiremos viver o momento que passou, ou o momento seguinte. A única coisa frágil que nos pertence é o agora, então, é preciso fazer do agora o nosso melhor.
Não deixe a vida passar esperando ela chegar. Deixe a lágrima cair várias vezes, antes que seja a última.
O bom da vida está no que temos agora, esse é o nosso melhor momento – o presente!
            E o presente é um presente, então, se permita.
            Inspire... expire... respire e sinta o perfume da vida.

Como lhe veio esse projeto de transforma perfumes em literatura?

Digo no primeiro perfume, Perfume  de Hotel – Nova Iorque, que: “Perfume e sabor às vezes são difíceis de separar. Um perfume nos remete ao sabor de um momento, e um sabor traz à memória o perfume que marcou um momento”. E, em Perfume de Hotel – Chile, o segundo da série, falo que: “Quando somos surpreendidos por um perfume que nos aquece por dentro e coloca em nosso rosto um sorriso que ilumina até o nosso olhar, nada nos fará esquecer esse aroma. E lá, ainda que num tempo muito distante, todas as vezes que esse perfume tornar à nossa memória ele irá arrancar nossos pés do chão e nos fazer flutuar, para outra vez sentirmos a mesma emoção, deixando em total descompasso as batidas antes ritmadas do nosso coração”. Perfume é essência e, essência é tudo.Amo viajar, amo provar dos perfumes, então, por que não traduzir os dois, as viagens e os perfumes que experimentei?

Como você descreve o movimento da cena literária em Alagoas?

Estamos vivendo um momento diferente em Alagoas. Até bem pouco tempo o cenário era outro. Acho que Alagoas está em processo de ebulição. O movimento literário em Alagoas vem crescendo, a VI Bienal Internacional do Livro, que aconteceu em novembro de 2013, e a V FLIMAR – Festa Literária de Marechal Deodoro, em novembro passado, e que trouxe como homenageado Djavan, foram um sucesso; o projeto “Ler é Minha Praia”, que acontece na orla da Ponta Verde e é voltado para o público infanto-juvenil, vem mobilizando cada vez um número maior de pessoas; a chegada das Livrarias Leitura e Nobel a Alagoas ampliou o acesso à literatura em geral e vem ajudando a despertar o interesse, a introduzir o hábito da leitura, e a fazer da livraria também um espaço de convívio social; os movimentos culturais com contação de histórias, bate-papo com autores, que têm se tornado cada vez mais frequentes, também tem ajudado a criar um público leitor cada vez maior. Enfim, acho que Alagoas está avançando e tem tudo para crescer no cenário nacional.



Que respostas você recebe dos leitores em relação aos seus livros?

 Nossa, me sinto realmente feliz e recompensada. Perfume de Hotel tem agradado mesmo ao publico que, a princípio, não se interessa por esse tipo de literatura, a começar pelas capas de seus perfumes – adoro capa de livros e essa também foi uma parte muito importante na criação desse projeto pra mim e posso dizer que acertei. Graças às mídias, as parcerias com Blogs Literários, a todo trabalho de marketing feito, a classificação de 4,6 estrelas no SKOOB (a maior rede social para leitores do Brasil), Perfume de Hotel vem avançando e está espalhando seus aromas e sabores dentro e fora do Brasil. Mas infelizmente, no Brasil ainda é muito difícil fazer um livro andar, chegar a um público maciço. Digo sempre que difícil não é escrever ou publicar um livro, difícil é fazer o livro acontecer. É preciso viver o livro! Quero levar esses e muitos outros perfumes, e muitas outras obras, para muitas pessoas, então, estou vivendo meu sonho dia-a-dia para que ele se torne uma realidade.



 Carla Pachêco é gente como a gente.



Um Lugar na Janela: relatos de viagem


Autor: Martha Medeiros
Ano: 2012
Editora: L&PM Editores
Categoria: Livro Nacional
Gênero: Descrições e viagens - crônica; Crônica brasileira
Páginas: 191

O livro que me inspirou e que me fez querer ir além de apenas viajar.

Nele, Martha Medeiros nos traz, em capítulos curtos e cheios de pessoalidade, o relato de suas viagens por diversos lugares do mundo e em diversas fazes da sua vida. "Ler é viajar sem sair do lugar" e, essa obra é um convite imperdível, uma oportunidade de carimbar o passaporte muitas vezes . Impossível não ser contagiado por suas histórias!




LEMBRANÇAS

                            Cosme Rogério Ferreira

Quand'eu voltar para Palmeira, minha gente
Pau d'arco em flor se tornará meu coração
A saudade da princesa do Sertão
Só quem sabe mesmo é aquele que sente
Eis as coisas que vêm logo à minha mente:
Subir as serras, como manda a teimosia
No açude, aquecer a noite fria
(bem antes que o coitado se acabe!)
Depois comer um passaporte do Joabe
Na antiga e verde Rua d'Alegria


    Cosme Rogério ferreira (Foto: facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário