domingo, 22 de fevereiro de 2015

BAHIA



VEM AÍ A REVISTA ÒMNIRA 10


Revista Òmnira, número 10, uma homenagem a Moçambique e a grande personalidade da sua história, o líder negro Samora Machel, que vem retratado na capa da publicação, em um sorridente guerrilheiro, pelo artista plástico moçambicano Pinto Zulo. A revista que será lançada no Brasil em Porto Alegre/RS e Salvador/BAHIA, logo em seguida em Angola (Luanda/Namibe/Uige) e com possível confirmação para Maputo/Moçambique, vem trazendo nas suas 32 páginas (mais 4 novas páginas) trabalhos literários, entre poemas; poesias; contos; crônicas; contos e artigos, além de fotos; matérias; resenhas literárias e muita literatura contemporânea, de 16 escritores angolanos, dentre eles: Poemas da Docinho de MelGarcia Pedro TelekaIsmael FarinhaLídia Candieiro,Vrackichakiri Abelardo e Escritor Zola Vida; 15 escritores brasileiros, dentre eles: Anita Gudes Maguedes ReflexãoEdvaldo RosaElisenilda Cristina de AlmeidaJoão Bosco Soares Santos, Jotta Joemar Rios De Oliveira e Juliano Javoski; e 6 escritores moçambicanos, são eles: Avelino Nelson Muzaze, Hera de Jesus, Hirondina JoshuaLino Mukurruzaa, Paulo Nguenha e Pedro Alfredo Ferro Ferro. A publicação traz no seu Editorial um pouco da história da Ilha do Sultão Mussa M’Biki e da luta do povo moçambicano pela Independência do país. Uma publicação da Editora Òmnira/BA-Brasil -abr/jun 2015. Pedidos: Fone: 55 (71) 8688-8096 ou e-mail: lealomnira@yahoo.com.br

***





JUDAS

AMÓS OZ


Certamente que,em 10 linhas,eu jamais poderia escrever sobre este livro polêmico e instigante,que ninguém lê impunimente.Eu grudei nele e não larguei mais.Provocador,o maior escritor israelense deste século ,mexe com os brios de cristãos e judeus,ataca o sionismo de quem sempre foi figadal inimigo e,por este motivo,nunca ganhou o Nobel,prêmio que ,aliás,anda meio  desmoralizado,por deixar que a política subverta os valores para os quais foi criado.
A palavra oz,que em iídiche significa coragem e o escritor tomou como pseudônimo,revela de cara a personalidade do escritor,disposto a lutar pelo que acredita.
Visto como traidor em sua própria terra,Oz, o livro subverte a imagem do Judas bíblico,mostrando que os traidores muitas vezes são os mais devotados sãos traídos e ás suas causas.
- Judas foi o primeiro cristão e o mais fiel,disse o escritor numa entrevista.No entanto,é usado até hoje pelos cristãos , como símbolo de  traição e a crença de que todo judeu é um traidor.
Em suma,os personagens Judas e Abravanel,um militante afastado do movimento sionista por ser a favor de dois Estados,o judeu e o palestino,têm ,cada um deles um pouco do escritor e suas lutas.

Um livro imperdível para quem quer conhecer os dois lados da questão e tirar suas próprias conclusões.


Miriam de Sales é editora, escritora com seis livros publicados, ativista literária e blogueira.Com formação em Filosofia, leitora compulsiva e membro de algumas academias no Brasil e exterior. Seus trabalhos literários são ecléticos abrangendo temas atuais. Escreve para vários jornais e revistas virtuais e gerencia 10 blogs com cerca de 500.000 leitores. (Fonte Google)


Segredo
                     Clarissa Macedo

Pouco sente o ruído das sombras
ou a linguagem dos pássaros.

A língua é matéria adiada
assim como a morte
é a queda dos que divagam

o velho magro adotado
penetra na mesma terra
em que heróis choraram.

Segue a vida: sutil perenidade
mesmo timbre, mesmo lamento.

E o firmamento que nos cobre
não ouve a língua das sombras

ou o ruído da morte.


Clarissa Macedo (Salvador – BA), é licenciada em Letras Vernáculas (UEFS), mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela mesma instituição e doutoranda em Literatura e Cultura (UFBA). Atua como revisora e professora de escrita criativa. Está presente em diversas coletâneas. É autora de O trem vermelho que partiu das cinzas e de Na pata do cavalo há sete abismos (Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia), ambos de 2014. Publica, regularmente, tanto em meios eletrônicos como impressos. Sua poesia está traduzida para o espanhol. Desenvolve projetos culturais. Participa de eventos literários por aí afora. Edita o blog Essa coisa que é o eu.


Um comentário:

  1. Excelente blog que abrange todos os estados nordestinos.Participe.Opine.Dê seu apoio.

    ResponderExcluir