domingo, 1 de fevereiro de 2015

BAHIA


Festival encerra com dia claro depois de homenagens e encontros de peso


Show de Saulo foi destaque com homenagem aos 30 anos da 
axé music.

   
    Saulo com seus convidados no palco (Foto: João Franco / Divulgação)

Axé, rock, ska, sertanejo, forró e pagode. Ritmos que se destacaram na última noite do Festival de Verão Salvador, que começou no sábado (24) e se estendeu até a manhã de domingo (25). Em reverência aos 30 anos da axé music, Saulo reuniu nomes da música baiana em um repertório histórico que contou com canções como “Protesto do Olodum”, “Fricote”, “A Namorada”, entre tantas outras que fazem a cabeça do brasileiro desde 1985. Já o ska punk da banda Sublime With Rome surpreendeu na primeira aparição em Salvador e tocou os principais sucessos da trajetória da banda. (Fonte: g1 Bahia)

***


A Revolta dos Malês é considerada um movimento de extrema importância na luta pela garantia de direitos igualitários do país, pois os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão, a imposição do catolicismo e com o preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica. Confira no Arquivo Público do Estado da Bahia (Baixa de Quintas) o conjunto documental "Insurreição de Escravos Malês", os documentos totalizam o quantitativo de 6.273 páginas. Os depoimentos dos malês presos em 1835 se encontram nos inquéritos policiais e processos judiciais depositados no Arquivo Público do Estado da Bahia. (Fonte: Fundação Pedro Calmon SecultBa)

***

Na Bahia tem o delicioso acarajé!!!










Clarissa Macedo (Salvador – BA), é licenciada em Letras Vernáculas (UEFS), mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela mesma instituição e doutoranda em Literatura e Cultura (UFBA). Atua como revisora e professora de escrita criativa. Está presente em diversas coletâneas. É autora de O trem vermelho que partiu das cinzas e de Na pata do cavalo há sete abismos (Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia), ambos de 2014. Publica, regularmente, tanto em meios eletrônicos como impressos. Sua poesia está traduzida para o espanhol. Desenvolve projetos culturais. Participa de eventos literários por aí afora. Edita o blog Essa coisa que é o eu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário