sábado, 7 de fevereiro de 2015

PERNAMBUCO



Geraldo Pereira
Se faz eterno em sua obra...

    (Foto: Divulgação / UFPE)

Morreu na tarde de quinta-feira (29) o ex-vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Geraldo José Marques Pereira. Aos 70 anos, ele estava internado há um mês em um hospital do Recife por causa de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. O velório aconteceu na manhã da sexta (30) na Academia Pernambucana de Letras, nas Graças, Zona Norte da capital pernambucana.
Geraldo Pereira formou-se em Medicina na UFPE em 1986. Ele também fez o mestrado no Departamento de Medicina Tropical da instituição, do qual se tornou coordenador posteriormente. Ele também foi diretor do Centro de Ciências da Saúde e fundou o Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp) da universidade. Na gestão de Mozart Neves Ramos como reitor, assumiu a vice-reitoria da instituição. Pereira ocupou o cargo por oito anos (de 1996 a abril de 2004) e, quando Mozart precisou se afastar entre março e novembro de 2003, foi reitor em exercício.
Fora da universidade, o professor também teve uma carreira de sucesso. Integrou a Comissão Estadual de Saúde, a Comissão Científica de Combate à Dengue do Governo do Estado e a Comissão de Cólera da UFPE e da Cidade do Recife, além de participar do Conselho Científico do Espaço Ciência da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Por conta dos inúmeros artigos científicos publicados, ainda foi membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores e do Conselho Estadual de Cultura e presidente da Academia Pernambucana de Medicina. O professor ainda escrevia crônicas e, em março de 2011, assumiu a cadeira de número 16 da Academia Pernambucana de Letras, que já havia sido ocupada pelo seu pai, o escritor Nilo Pereira. (Fonte: G1 PE)


Foi-se o homem permanece o mito...



Há 55 anos O RESTAURANTE FLUTUANTE, localizado no Rio Capibaribe, entre as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macêdo, depois de abandonado pelo dono, porque a Prefeitura do Recife em 1959 cassou a licença de funcionamento, afundou, ele foi inaugurado em 1953.



Baile de Zé Pereira , no Clube Internacional do Recife em 1940. Foto Diário da Manhã.


***


Para ouvir acesse: www.webradiobalanco.com



Arnaud Mattoso, “Mar de Sangue”, 
Editora Chiado: Recife, 2014




Embora a cidade do Recife, a praia do Acaiaca e os diversos personagens tenham semelhanças com pessoas reais, esta é uma obra de ficção literária, fruto da imaginação do autor.
É o ano de 2016, de eleição para prefeito na cidade do Recife. O Brasil tem um novo presidente da República, um pernambucano e o Estado de Pernambuco e um novo governador. Desde o ataque de um tubarão a um turista, três anos atrás, não acontecia acidentes com tubarões na praia de Boa Viagem. Até que a jovem Raquel, da comunidade do Bode, no bairro do Pina, é morta por um tubarão-tigre na mesma praia. A repercussão faz com que o novo governador, influenciado por seus homens de confiança, um marqueteiro e um advogado, execute o projeto das telas de proteção para realizar um festival de verão na badalada praia do Acaiaca, com música e surfe. O objetivo é criar um fato novo para minimizar os efeitos das notícias negativas sobre o Estado e ajudar na reeleição do prefeito. Mas o tráfego de navios no porto de Suape aumentou a presença de grandes tubarões-tigres, de até cinco metros, que circulam no canal paralelo às praias urbanas do Recife. Mesmo com a recomendação do Comitê, órgão responsável pela prevenção de acidentes com tubarões, para proibir o surfe dentro da área cercada pela tela de proteção, os surfistas não resistem às boas ondas que se formam durante o festival e entram no mar. As consequências podem ser previstas pelos leitores ao fim do relato.




Marcelino Freire será o homenageado 
da X Bienal do Livro de Pernambuco

    Marcelino Freire (Foto: facebook)

Merecidamente!!!




GARANHUNS JAZZ DESTACA JENNIFER BATTEN


A guitarrista Jennifer Batten (foto 1) nasceu em New York, EUA, 29 de novembro de 1957. Ela também é compositora, produtora, cineasta e ainda artista plástica nas horas vagas. Batten trabalhou com Michael Jackson por 10 anos (foto 2) e com o guitarrista inglês Jeff Back (foto 3) por 3 anos. Ela tem 3 álbuns solo de rock instrumental, hard rock, jazz fusion e música eletrônica. Suas maiores influências foram The Beatles, B.B.King e Jeff Beck. Jennifer Batten se apresenta como um dos maiores destaques internacionais no Garanhuns Jazz Festival 2015, que acontece na “Suíça Pernambucana” durante o Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro. Mais info na fan page do evento.




***
INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS DE MUSICA DO GARANHUNS JAZZ 2015!!

Secretaria de Cultura, Rua 13 de Maio, S/N, sala 5 - Centro.
informações : 87-3761.1910
O horário é das 9h as 14h, de segunda a sexta-feira. -
e-mail: cultura@garanhuns.pe.gov.br




Homem da Meia-Noite muda percurso em busca de ruas mais largas

Agremiação deixa de subir a Ribeira e segue pela Prudente de Morais. Serão 3,5 quilômetros de frevo regidos pelos Maestros Forró e Carlos.

Homem da Meia-Noite vai trocar a Ribeira pela Prudente de Morais no desfile deste ano, que terá 3,5 kms de frevo e será iniciado com a apresentação de agremiações como o Flor da Lira (Foto: Marina Barbosa / G1)


O Homem da Meia-Noite está cheio de novidades para o Carnaval de 2015. Neste ano, o calunga inaugura um novo percurso pelas ladeiras de Olinda, deixando de subir a ladeira da Ribeira para passar por ruas mais largas. Os foliões ainda vão contar com reforço no policiamento e um convidado especial: o Maestro Forró. Homenageado pela agremiação, Forró vai reger a orquestra da agremiação ao longo do desfile, que pela primeira vez na história será transmitido ao vivo pela televisão, na Globo Nordeste. As novidades foram anunciadas em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (3), na sede da bloco, no Sítio Histórico de Olinda. (Fonte: G1 PE)


***


ATENÇÃO: O Desfile do Bacia D'Água (13 anos) será no dia 10 de fevereiro (Terça-feira).
Local: Bar do Mamulengo (Praça do Arsenal da Marinha)
Concentração: 19h
Saída: Depois das 20h


O CORDÃO CARNAVALESCO, SATÍRICO, ETÍLICO E LIBIDINOSO BACIA D’ ÁGUA, foi fundado em 2003 com o propósito maior de reviver a época de ouro do bairro do Recife, período que vai da segunda guerra até a década de 1970, pelo menos.
         É uma homenagem singela e carinhosa ao universo boêmio do Recife e aos seus personagens pitorescos, bares e cabarés da velha Rio Branco, Rua da Guia e adjacências. A bacia d’ água é o símbolo romântico do prazer vivido ao lado das meninas que faziam a alegria de jovens e senhores, zelosas com o asseio caprichoso do famoso “banho tcheco”, após os encontros amorosos, uma vez que a disponibilidade de água encanada nas antigas pensões do Recife antigo não era tão fácil. O instrumento do prazer, o “bráulio” (como ficou conhecido em campanha institucional da saúde, alguns anos atrás), era cuidadosamente lavado com água de cheiro, e depois carinhosamente enxugado e perfumado com talco pom-pom.
    Assim, a proposta do Cordão Carnavalesco Bacia d’Água é reviver o clima de paixão vivido no cenário mais característico da boemia recifense, celebrando a irreverência da folia no embalo da energia do frevo.        
                       
                                CARNAVAL 2015
        
        Em 2015, será o 13º Ano que “A Bacia” sairá com músicas como: o hino do bloco e outras tantas do compositor Bráulio de Castro e parceiros, todas com muito humor e irreverência do artista multimídia Walmir Chagas (O Veio Mangaba), Ivanildo Silva, Ed Carlos e do próprio compositor Bráulio, puxadores oficiais do bloco, desde a sua fundação.

Ricardo Moreira é um dos Fundadores, Diretor e Porta Estandarte da agremiação, com vontade afirma "mas tudo só tem sentido se vocês estiverem lá". É isso aí!!!


Fabulosa prévia do Bloco da Saudade na AABB antes do carnaval !!!


A última prévia do Bloco da Saudade é um baile que relembra a tradição do carnaval de salão do Recife. Muitos foliões fantasiados, alegria, brilho e cores. Tudo no rítmo de belas marchinhas e do frevo-canção. Esses registros foram realizados sexta, dia 06/02/15. Na sede da AABB.









Decoração:

Sofá branco e almofadas coloridas.


De dar agua na boca:




Serve: 6 Pessoas
Pronto em 45 minutos
Ingredientes
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 800 g de carne picada
  • 1 ovo
  •  200 ml de concentrado de tomate
  • um fio de azeite
  • sal, pimenta, farinha e oregãos q.b.
Preparação

Tempo de Preparação: 15 min | Tempo de Cozimento: 30 min
  1. Comece por temperar a carne picada com sal e pimenta a gosto, poderá juntar também um pouco de alho em pó. Junte o ovo batido, misture tudo muito bem, molde pequenas bolas e passe-as levemente por farinha.
  2. Descasque e pique a cebola e os alhos, coloque-nos numa frigideira com um fio de azeite e refogue até a cebola ficar translucida. Adicione as almôndegas e salteie, até ficarem douradas de todos os lados. Junte o tomate, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em lume médio para apurar, se necessário juntar um pouco de água.
  3. Sirva as almôndegas polvilhadas com oregãos e acompanhe com esparguete.

Bom apetite! (Fonte: Receitas rápidas/ facebook)


É isso aí!!!

    Foto: Ivan Nascimento

Prefeitura do Ipojuca

Bom dia, ipojucanos! O Domingo chegou, e nossa dica de visita é o Pontal de Maracaípe. Com a via de acesso recém pavimentada pela Prefeitura do Ipojuca, o lugar possui bancos de areia rodeados por piscinas naturais, com águas calmas e mornas, perfeita para o banho de mar.

E não esqueça, siga nosso perfil do Instagram, @prefipojuca, tire sua foto e use a hashtag #‎amoipojuca. As melhores fotos serão compartilhadas!

Conscientização de Banhistas em 
Porto de  Galinhas

    Foto: Prefeitura do Ipojuca

Conscientizar banhistas e preservar o meio ambiente. Esta é a tônica do programa Praia Legal. A iniciativa acontece em Porto de Galinhas, sempre que tem maré baixa e objetiva a proteção dos arrecifes de corais e educação ambiental. Os monitores ambientais distribuem pulseirinhas e orientam a população para o acesso às piscinas naturais.

    Foto: Prefeitura do Ipojuca

Porto de Galinhas tem!!!










haikai

    Foto: Cássio Cavalcante

Modelos tantos
em miolos diversos
show em céu aberto. 

                                       (Taciana Valença)

                            Taciana Valença (Foto: facebook)

***


Três Meninas

                        Cássio Cavalcante

Três Clarices
 Três meninas
Uma trabalhava no trem e atuava
A outra tinha uma revista
E a terceira contava histórias
Três Clarices
Três meninas
Uma tinha um sorriso que cativava
A outra tinha um olhar que emocionava
E a terceira quando falava encantava
Três Clarices
Três meninas
Uma gostava da montanha
A outra curtia o mar
E a terceira amava do rio
Elas moravam em um belo país
 Uma terra mágica
Que se chamava literatura pernambucana
Três Clarices
Três meninas
Três Mulheres

Para Bernadete Bruto, Taciana Valença, Vera Nobrega


    Cássio Cavalcante (Foto: Jedson Nobre)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário